terça-feira, 15 de setembro de 2020

Serra da Piedade e mais dois parques são reabertos para visitas em Minas; veja




A informação foi divulgada nesta terça-feira (15) pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que gerencia os espaços; com as adições, há seis parques e unidades de conservação abertos à visitação no Estado

https://www.otempo.com.br/


Foto: Ramon Bittencourt


O Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade, na região metropolitana de Belo Horizonte, será reaberto, junto ao Parque Estadual de Serra Nova e Talhado, no Norte de Minas, e do Refúgio de Vida Silvestre Estadual Libélulas da Serra de São José, no Campo das Vertentes a partir desta terça-feira (15).


A informação foi divulgada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que gerencia os espaços. Com as adições, há seis parques e unidades de conservação abertos à visitação no Estado. Na semana passada, o IEF havia anunciado reabertura dos parques estaduais da Serra do Rola-Moça, Lapa Grande e Biribiri.

ADVERTISING


“A reabertura deverá observar a realidade de cada município, de acordo com as ondas do Plano Minas Consciente, além de uma série de critérios descritos na publicação (Portaria 94)”, diz o órgão em nota.

O texto determina que unidades inseridas em territórios que estiveram dentro das ondas amara e verde do programa Minas Consciente podem voltar a receber visitantes. Locais que estão no nível vermelho devem manter o fechamento, iniciado em 18 de março devido à pandemia do coronavírus.

Na Serra da Piedade, visitas ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, estão sob responsabilidade da Arquidiocese de Belo horizonte, que agenda visitas pela internet. A instituição determinou uma série de medidas sanitárias para quer quiser ir até o local e há limitação de dois grupos de 15 pessoas por dia.

“Antes de planejar a ida à unidade, o visitante deve verificar o site do IEF para se certificar se as unidades estarão abertas e quais são as regras específicas para visitação em cada uma”, pontua o diretor-geral do IEF, Antônio Malard, em nota.

Uso de máscara é obrigatório em todos os locais reabertos em Minas e, conforme o instituto, em “unidades onde, normalmente, são formadas filas para o acesso, haverá a marcação de espaços para posicionamento de cada visitante enquanto aguarda, com distanciamento de dois metros”. As unidades devem estabelecer protocolos próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário