sábado, 26 de setembro de 2020

Eleições em BH: Áurea propõe revisão de contratos e redução da tarifa de ônibus


Candidata também defende a gratuidade no transporte público para estudantes e população de baixa renda; medida seria subsidiada por uma reforma tributária


Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Por THAÍS MOTA
25/09/20 - 15h14
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Para solucionar parte dos problemas de mobilidade urbana em Belo Horizonte, a deputada federal e candidata à prefeitura da capital mineira, Áurea Carolina (PSOL), propõe medidas de incentivo ao uso do transporte público. Para isso, ela prevê a construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como a redução da tarifa e a melhoria do transporte coletivo, com uma maior disponibilidade de linhas e horários.

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“Tudo isso é o que vai garantir pra gente ter uma política de mobilidade que melhore o cotidiano das pessoas e reduza o tempo que a gente perde em engarrafamentos e deslocamentos e, consequentemente, que possa reduzir os gases de efeito estufa”, afirma a candidata.

Ainda segundo ela, não é possível prever onde a construção de faixas exclusivas seria mais eficaz e urgente, mas um estudo técnico a ser contratado deve apontar os principais pontos da cidade. Além disso, ela afirma que é imprescindível a revisão dos contratos firmados entre a administração pública municipal e as empresas de ônibus da capital.

“Hoje temos um modelo que desincentiva o transporte coletivo porque não é de qualidade, é muito caro e não atende à população nos horários que ela mais precisa. Então, para isso, a gente vai tem que mexer no modelo atual de contrato em que alguns poucos empresários lucram muito às custas do sacrifício da população”, garante.

Outras alternativas como a integração do metrô com bicicletários e outras formas de locomoção, o investimento em mobilidade ativa e construção de ciclovias também são apostas da candidata como formas de reduzir o número de veículos nas ruas.

Ela defende também uma política de redução da velocidade na vias para melhorar o trânsito, mas também de preservar a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas em BH. E propõe uma medida de padronização de calçadas de modo que seja acessível às pessoas com mobilidade reduzida.

Tarifa zero

Uma da bandeiras do PSOL é a tarifa zero no transporte público para estudantes. Nesse sentido, Áurea defende a gratuidade no transporte ampliada também para as pessoas de menor renda, principalmente, os desempregados. E, como forma de subsidiar a medida, ela propõe uma reforma tributária.

“Para isso, a gente precisa subsidiar essa política com uma outra política fiscal de arrecadação mais progressiva, que vá arrecadar de maneira proporcional muito mais daqueles que têm mais condições de pagar e desonerar as pessoas mais pobres”, disse.

Ela acrescenta ainda que, com o subsídio municipal ao transporte, a prefeitura acaba tendo ainda mais autonomia para negociar os contratos com as empresas e incidir na prestação do serviço de transporte na capital.

“Quando a mobilidade urbana passa a contar com esse aporte para subsidiar o serviço, a gente também tem uma perspectiva de que isso incida sobre o contrato. Ou seja, a prefeitura assume para si a responsabilidade e o financiamento da política de uma maneira muito mais robusta. Então, é uma questão de interesse público porque o transporte é um direito social e não pode ficar nas mãos do setor privado que acaba agindo como bem quer e frequentemente não cumpre com todas as exigências contratuais e com a legislação”.

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