quinta-feira, 3 de abril de 2014

Aécio Neves líder da oposição diz que irá ao STF para tentar garantir CPI da Petrobrás


Aécio diz que irá ao STF para tentar garantir CPI da Petrobras



Fonte: Veja online
Link: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/aecio-vai-ao-stf-para-tentar-exclusividade-na-cpi-da-petrobras

Aécio vai ao STF para tentar CPI somente à Petrobras

Governo tenta incluir outros temas na Comissão. Oposição aponta manobra e alega enfraquecimento nas investigações

O pré-candidato à Presidência da República e presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou nesta quarta-feira que os partidos de oposição no Senado vão recorrer na próxima semana ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar garantir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dedicada exclusivamente a investigar negócios suspeitos da Petrobras.

A intenção dos parlamentares é questionar junto ao Supremo a intenção dos governistas e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Eles admitem a inclusão, na CPI da Petrobras, de questões como o suposto cartel no Metrô de São Paulo, a construção do Porto de Suape, em Pernambuco, e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

"Vamos fazer o que temos que fazer. Estamos examinando a melhor forma de recorrermos ao Supremo para ver garantido, agora e no futuro, o direito das minorias. Porque se prevalece a tese encaminhada pelo presidente Calheiros, jamais o Congresso terá condições de investigar quem quer que seja", afirmou Aécio Neves.

Leia também: Oposição protocola pedido de CPI mista da Petrobras

Renan avalia a criação de uma CPI ainda mais ampla, protocolada pelo governo, para investigar também empresas ligadas ao próprio Aécio e a Eduardo Campos, prováveis concorrentes da presidente Dilma Rousseff nas eleições deste ano.

Confrontado pelos oposicionistas, que classificaram a decisão de "manobra" para "sufocar" as investigações sobre a Petrobras, o presidente do Senado argumentou que os pedidos de investigação da oposição também estão contemplados na CPI dos governistas.

A oposição pretende mostrar ao Supremo que, com uma investigação ampliada para outras empresas, as denúncias contra a Petrobras não serão priorizadas. Os partidos de maiores bancadas, PT e PMDB, terão os principais assentos da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário